- as pessoas fizeram empréstimos para tirar um curso
- os pais pagaram balúrdios por um curso para os filhos, que depois os deixou no desemprego
- muitos cursos não tinham certificação
- no fim do curso, as pessoas não tinham curso válido
- não podiam desempenhar as funções para o qual se prepararam
- não podiam participar em estágios iefp ou profissionais
- não foi estudado o impacto do número de vagas de cada curso no futuro
- houve faculdades privadas a abrir 600 vagas, enquanto públicas abriram 100 para o mesmo curso.
- não viram as reais necessidades do país futuramente
- neste momento Portugal tem muitos psicólogos, professores desempregados
- as universidades/escolas/institutos ficaram lotados
- nem toda a gente podia assistir às aulas, porque não havia espaço. Alguns alunos protestaram e encheram a sala de aula e muitos ficaram nos corredores em protesto, por não conseguirem assistir ás aulas
- as faculdades não conseguiam arranjar estágios para os alunos
- os estágios começaram a ser não-remunerados
- a localização das universidades/institutos/escolas não foi devidamente pensado
- as faculdades antes estavam situadas no centro, mas com o número de alunos a aumentar exponencialmente, fizeram-se novos edifícios distantes do centro
- Enquanto se ía construindo o novo edificio, os alunos andavam de transportes públicos ou a pé, de um lado para o outro, para tentar assistir as aulas
- as novas localizações distanciaram as universidades e fizeram muitos polos. Já não se sente o espírito académico como antigamente
- o centro das cidades ficou deserto, porque não foram só as faculdades a serem alteradas de lugar, mas os alunos, professores que arrendavam e faziam as suas despesas no centro da cidade
Muita gente tenta mudar de área:
- quem tirou alguma licenciatura em via ensino, tem prioridade no concurso de professores para dar aulas numa disciplina que não é da sua especialidade, por exemplo, um professor de História, Matemática, Línguas se tiver a via ensino, tem mais prioridade para dar informática, do que um licenciado em informática da via cientifica
Antes de se pensar aceder ao ensino superior, é necessário:
- guia de acesso ao ensino superior
- A3ES - Agência de avaliação e acreditação do ensino superior
- cursos com mais saída
- jornal de negócios
- diário de notícias
- visão nº 1007, GPEARI - Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais
- cursos com média abaixo dos 4% de desemprego
- Medicina, Medicina Dentária,
- Farmácia
- Engenharia industrial
- Terapia da fala e Ocupacional
- cursos com média acima dos 12% de desemprego
- Educação Social
- Serviço Social
- Geografia
- Relações Públicas
- Serviços
- Serviços de transporte (0,1%)
- Serviços de Segurança (0,2%)
- Ciências Veterinárias (0,4%)
- Matemática, Estatística (0,6%)
- Informática (1,2%)
- Cursos com mais desempregados
- Ciências Empresariais (18,8%)
- Ciências Sociais e de Comportamento (12%)
- Cursos de Formação de Professores (9,1%)
Uma música que penso que muita gente se identifica:
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