terça-feira, 31 de julho de 2012

Diferença entre ter curso superior e não ter


Neste momento quando me comparo com os meus colegas do ciclo ou liceu, acho que eles estão melhor que eu, porque já têm a vida organizada:
  • têm um carro
  • os que casaram já têm uma casa, toda decorada e quase paga
  • têm filhos
  • têm contrato de trabalho
  • trabalham perto de casa
  • não estão atolados em dívidas
  • a formação que podem fazer, pode ser feita pós-laboral. Algumas ainda se inscreveram num curso superior para complementar as competências adquiridas com a experiência e ficarem em pé de igualdade com alguns colegas de trabalho
Enquanto que eu, até agora:
  • Tive sempre contratos a termo reduzido ou ao projeto. Não sei nada quanto ao meu futuro profissional
  • não tenho carro, nem posso neste momento em pensar ter um (apesar de nas entrevistas de emprego, deixar logo de ser selecionada por causa deste requisito. As empresas preferem pessoas que tenham carro próprio para se deslocar aos clientes, não despender dos horários dos transportes públicos para virem trabalhar)
  • optei por comprar casa, porque já tinha alugado em diversos sítios e o € da renda era superior ao empréstimo e condomínio. E em casa alugada, nem um quadro podia pendurar, para não estragar a parede. Queria muito estabelecer-me num sitio, fiquei farta de andar a pular de um sítio para o outro
  • Tentei investir num mestrado para atualizar os meus conhecimentos e especializar-me, mas não consegui consolidar com o trabalho, porque não tinha hora para entrar, nem para sair, trabalhando muitas vezes 12 a 14h por dia. 


Tenho muitos colegas licenciados que:
  • nunca trabalharam na área de formação do curso superior que tiraram, porque não conseguiram arranjar emprego na área
  • ganham o salário mínimo ou abaixo, ou seja, têm salários inferiores do que pessoas com menos habilitações literárias que eles, que não investiram na formação académica e profissional
  • estão a recibos verdes e têm de se regular pelos deveres dos trabalhadores, como se estivessem num contrato de trabalho, para não serem despedidos
  • com contratos precários: mensais ou ao projeto

"Não nos podemos esquecer, que um povo analfabeto, é mais fácil de controlar"

Artigos:

Sem comentários:

Enviar um comentário