sexta-feira, 20 de julho de 2012

Ponto de situação das entrevistas de emprego

Neste momento:

  • Enviei 155 currículos 
    • candidaturas espontâneas
    • em resposta a ofertas de emprego
    • 1 entregue manual
  • Marcaram-me 50 entrevistas de emprego
    • presencial
    • via skype
    • por telefone
    • por email
  • Passei à 2ª fase a 3 entrevistas

E porque é que não fui selecionada:
  • as entrevistas foram todas diferentes, porque dependendo dos requisitos da oferta, eu salientava só a minha experiência nesses casos
  • Só nas entrevistas de empresas de recursos humanos é que tinha de descrever todo 
    • o meu processo académico, desde o liceu até ao fim da faculdade
    • o meu percurso profissional
  • quando me chamam para a entrevista, o meu perfil encaixa-se perfeitamente nos requisitos, mas depois quando não sou selecionada, enviam-me um e-mail a informar, que o meu perfil não foi o escolhido .... Qual foi a razão exata por não me selecionarem?
    • por ser mulher: perguntaram-me quando pensava casar e ter filhos .... Mais valia colocar na oferta um requisito que era só para o sexo masculino, solteiro e sem filhos
    • por não ter viatura própria: quase que não acreditaram quando disse que me deslocava de transportes públicos
    • ter experiência a mais, até tiveram a lata de dizer que experiência a mais tem vícios
    • outros já me disseram que a criatividade se perdia aos 30 ... coitado do Manoel de Oliveira, e do Siza ... entre outros
    • não ter idade para estágio
      • alguns só quando estão frente a frente comigo, é que lêm o CV, e dizem admirados: "Tem mais de 30...". Não podiam ler isso antes ou colocar como requisito na oferta de emprego. Vou lá gastar o meu tempo e €, para ouvir que excedi a idade 
    • não estar há demasiado tempo no desemprego, para trazer benefícios para a empresa
      • mais de 6 meses desempregado
      • ou mais de 1 ano
    • não viver junto à empresa. A minha morada está no CV e eu posso deslocar-me, mas para isso preciso de garantias e € para me sustentar. Agora viver junto à empresa para estar sempre disponível
    • não ser magrinha, ainda há o estigma que a pessoa magrinha é desenrascada e move-se mais
  • em algumas entrevistas que fui, começaram-me a fazer perguntas relativas ao meu curso, qual a disciplina que gostei mais, os trabalhos que fiz ... isso já foi no século passado.
  • todos perguntam qual é a minha expetativa salarial, e como eu enviei o CV, é porque o meu CV se encaixou nos requisitos, logo dou como base o meu salário anterior, mas digo que é negociável. Até me apetecia perguntar quanto é que eles esperam pagar, mas deviam ficar ofendidos.
    • as propostas no centro de emprego são 600€ para licenciados, mestrados e pós-graduações, por isso se eles derem 601€ acham que é uma fortuna, porque oferecem mais do que o centro de emprego
  • muitas entrevistas que fui propuseram recibos verdes, a 600€ iliquidos, sem horário. Porque recibos verdes é pago pelo trabalho... logo se eu quisesse só trabalhar cerca de 4h/, não poderia ... era despedida, mas se trabalhasse mais de 10h, era o esperado por eles

Sem comentários:

Enviar um comentário