sexta-feira, 27 de julho de 2012

Quero trabalhar na minha terra

Gosto muito do sitio onde nasci e é a minha zona de conforto!

Eu já estudei e trabalhei longe da minha terra, 30km não fazem diferença, mas a partir disso já fazem, porque:
  • não posso fazer deslocações diárias devido ao custo da deslocação e tempo
    • já demorei 2h e meia, no mínimo, a deslocar-me para o trabalho de transportes públicos. Apanhava comboio + metro + autocarro. Se algum se atrasasse demorava mais 30min, por cada atraso. Isso por dia era 5h no mínimo em transportes públicos 
    • levava comida de casa para diminuir as despesas, mas os custos não eram menores, porque às vezes não sobrava comida e tinha de fazer de propósito para levar no dia seguinte.
  • não tenho tempo para marcar encontros com amigos ou passear para colocar a conversa em dia, no fim do trabalho
    • a minha vida era essencialmente casa-trabalho e trabalho-casa
  • tenho de deixar tudo para fazer ao fim de semana: compras, arrumação da casa, preparação da semana 
    • no fim de semana não podia descansar, porque tinha sempre muito coisa para fazer ao planear

Será que vale a pena ir trabalhar para a capital:
  • onde as coisas são mais caras
  • há mais oferta de emprego, mas mais concorrência também
  • o salário nem sempre é mais alto (por exemplo, o salário mínimo é igual em todo o país..) 
  • há contratos precários
  • não há garantias de continuar no emprego
E ir para o estrangeiro:
  • descontos sociais
  • saúde gratuita ou tem-se de fazer um seguro de saúde
  • salário semanal ou mensal
  • alugar apartamento 
    • pequeno ou grande
    • já com mobília, electrodomésticos, roupa de cama e wc incluído, para não comprar nada, mas assim também se paga mais
    • pagar 3 meses adiantados
  • viajar em em 1ª classe para levar mais coisas compensa mais, do que ir em passagem económico só com 20kg
  • informação na embaixada sobre o país
  • nível de vida
  • regras sociais
  • as minhas aptidões profissionais (licenciatura e outros cursos que vim fazendo) serão credíveis lá
  • E o que faço:
    • ao enxoval  que andei a fazer durante anos
    • aos jogos de cozinha que andei a aproveitar as promoções para fazer
    • à mobília e eletrodomésticos que comprei ou comprarei se tiver de alugar casa
    • aos trabalhos manuais que fiz e puzzles que montei
    • à minha roupa
    • utensílios de higiene
    • ao investimento que fiz a nível pessoal

Na minha terra, se for comprar algo e não tiver € que chegue, as pessoas confiam em mim e pago para a próxima. Nunca fiquei a dever. Deixam-me provar coisas em casa, sem compromisso. Posso comer um bocadinho de uma coisa, sem pagar, só para provar.

Artigos:

Sem comentários:

Enviar um comentário