quarta-feira, 4 de julho de 2012

Empregabilidade


Noutro dia, fui a um workshop para esclarecimento das medidas Estímulo 2012, em Lousada, com representantes:
E a apresentação da global XXI deixou algumas perguntas no ar, mesmo para quem tem emprego:
  • O que é a empregabilidade?
  • Todos somos empregáveis? O que é preciso fazer para isso?
  • Existe emprego para todos?
  • O que fazer nestes tempos difíceis?
  • Quais as nossas características base?
  • Sou exigente, eficiente e competitivo?
  • Para que estudei tanto? Porque não estudei?
  • Quais são as minhas qualidades?
  • Será a minha idade a interferir no meu trabalho ou procura?
  • Será a minha aparência que não está de acordo com a imagem da empresa e dos colaboradores?
  • Pesquiso em:
    • sites de recrutamento
    • jornais
    • redes de contactos sociais ou conhecidos
    • internet, jornais, revistas, livros por informação para atualizar as minhas competências/capacidades
  • Elaborei
    • plano de carreira
    • tarefas
  • Criei oportunidades
    • propus projetos às empresas
    • enviei candidaturas espontâneas
  • O que os empregadores procuram nos seus colaboradores?
    • facilidade de comunicação
    • flexibilização para adaptação ás mudanças
    • liderança
    • saber trabalhar em equipa
    • disponibilidade e entusiasmo para aprender e inovar
    • ser criativo e resolver situações de stress
    • saber ouvir
    • ser persistente
    • ser pró-ativo
    • ser dinâmico
    • estar bem informado e atualizado sobre os recursos e tecnologias com que se trabalha
    • ter ambição e um plano de carreira a seguir
    • autonomia
    • saber trabalhar em equipa
    • independência e auto-confiança
    • correr riscos calculados 
    • concentrar recursos

Sem comentários:

Enviar um comentário