quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Bullying no trabalho



A deco proteste enviou-me um questionário para preencher sobre bullying na escola e no trabalho. Eu fiquei admirada, por saber que já sofri bullying no trabalho, sem saber.

Definição de bullying

  • comportamento que visa prejudicar/magoar alguém, de forma intencional e continuada no tempo
  • a pessoa sente-se vulnerável e com dificuldades em defender-se
  • Exemplos:
    • violência física, como bater, dar pontapés, empurrar, etc
    • ofensas, abusos e/ou perseguições de caráter sexual
    • perseguições (por telefone, e-mail, internet ...) invasões de privacidade, visando prejudicar o/a visado/a
    • roubar, esconder ou destruir os bens de outra pessoa
    • espalhar rumores desgradáveis sobre uma pessoa
    • gozar e/ou ameaçar uma pessoa
    • "castigos" sistemáticos através de trabalho pesado ou horários excessivos
    • exclusão de atividades sociais (não falar com a pessoa, não a convidar para eventos)
    • cyberbullying (expor informações privadas sobre alguém na internet, ameaçar ou ofender alguém por meio do correio eletrónico ou de redes sociais, etc)
A responder ao questionário, identifiquei-me com várias situações:
  • esconderem informação que afeta o meu desempenho na empresa
  • ser obrigado/a  a desempenhar funções abaixo do meu nível de competências
  • retirarem ou substituírem responsabilidades-chave da minha função por outras pouco importantes e/ou desagradáveis
  • sempre que eu errei, apontavam-me logo a falha
  • as minhas opiniões e pontos de vista serem ignorados
  • serem atribuídas tarefas com objetivos e/ou prazos de entrega irrealistas ou impossíveis de atingir
  • o meu trabalho ser excessivamente controlado
  • é pressionado/a no sentido de não exercer direitos que detém e que estão consagrados por lei (por ex: baixa por motivos de saúde ou gozo de férias)
  • a quantidade de trabalho que dão, não é possível gerir 
  • ao fazer a documentação, os colegas alteraram que é o autor do trabalho
Artigos:

Sem comentários:

Enviar um comentário