terça-feira, 24 de abril de 2012

Marcação da entrevista

Quando telefonam ao enviam email a marcar entrevista, antes de responder positivamente, é necessário analisar
marcação da entrevista

  • Localização da empresa
    • Transportes
    • Tempo de deslocação - para chegar antes da hora
    • O custo da deslocação se for considerável, pode-se pedir para fazer a entrevista via skype, numa primeira fase, por contenção financeira - já me desloquei várias vezes a empresas distantes mais do que 30km, da minha área de residência, com custo e tempo elevados, para entrevistas, que depois nem obtive feedback
  • Se sugerirem mais do que uma data/hora à escolha, escolhe-se logo a data/horário mais cedo
  • Pedir o contato do entrevistador, para telefonar caso aja atraso ou houver problemas em encontrar a localização
    • Já marcaram comigo uma entrevista num hotel. Dirigi-me à recepção, apresentei-me e disse para o que vinha e com quem iria ser entrevistada e a funcionária não conhecia o meu contato. Então liguei-lhe e o meu contato apareceu no hall de entrada e eu informei a funcionária quem era, para o caso de não ser .... uma marcação de entrevista
    • Também já me aconteceu a morada no site da internet ser uma e depois marcarem a entrevista noutro local. Confirmei o local aquando o telefonema e ainda foram rudes comigo, por duvidar da localização que me davam, então informei que no site tinha outra localização e eles averiguaram para ver se eu estava correta e eu tinha razão!!!
  • Quando é uma empresa de recursos humanos a telefonar, a vaga pode ser para qualquer lugar de Portugal ou estrangeiro. 
    • É preciso decidir quais as áreas a que se candidata para trabalhar: distrito, a nível nacional, se a localização não coincidir não esquecer de agradecer o contato, mas informar que só está a concorrer para ofertas na área de residência, e só se as condições de trabalho compensarem, é que a proposta irá ser analisada mais em concreto
  • Nunca perguntei aquando a marcação, porque há empresas que não colocam requisitos destes mas acho que devia começar a perguntar se preferem 
    • Recém-licenciados
    • 1º emprego 
      • Muitas empresas não querem candidatos com experiência, porque pensam que eles vêm com vícios, querem moldar o colaborador às necessidades da empresas
      • Benefícios fiscais
    • Pessoas para estágio profissional, bolsa de investigação
    • Pessoas à experiência sem remuneração nos primeiros tempos
    • Tipo e duração do contrato de trabalho
    • Se é imperativo ter viatura própria - muitas empresas esperam que os funcionários vão na própria viatura aos clientes, não pensando sequer pagar despesas de deslocação
    • Idade limite
      • Para usufruir de alguns beneficios fiscais
      • Algumas empresas pensam que só devem empregar pessoas com menos de 30 anos, porque só até aí é que existe a criatividade ... 
porque o número de entrevistas a que fui e os entrevistadores não tinham analisado bem o meu CV são muitas ...

Sem comentários:

Enviar um comentário