segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Mudar para o mercado livre de luz e gás

Extinção das tarifas reguladas: (Ministério da economia)

As tarifas reguladas de venda de electricidade e de gás natural a clientes finais acabam no final de 2012 para todos os consumidoresm, de electricidade e de gás natural, sejam empresas ou famílias, devem procurar um novo comercializador no mercado.
O fim das tarifas reguladas significa que os preços de venda de electricidade e de gás natural aos consumidores finais deixam de ser fixados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), passando a ser definidos pelo mercado.
A conclusão do processo de liberalização dos sectores energéticos da electricidade e do gás natural significa que, apesar de há muito terem essa possibilidade, todos os consumidores deverão escolher um novo comercializador de electricidade e gás disponíveis no mercado.
O processo de mudança de comercializador é gratuito e é accionado assim que o consumidor contactar e contratar um novo fornecedor de energia.
Os consumidores devem estar atentos às ofertas comerciais das várias empresas fornecedoras de electricidade e gás natural que estão a operar no mercado e poderão ainda consultar as listas dos comercializadores a actuar no mercado no site da ERSE (www.erse.pt) e no site da DGEG (www.dgeg.pt).


------

Chegou a altura de escolher e mudar para o mercado livre de luz e gás ... 
Muitos colegas meus tinham mudado aquando a campanha do Continente, mas eu não achei interessante para mim, porque tenho potência de luz 3,45, horário simples, tenho conta certa e ainda recebo 2% do valor final na minha conta do banco, ou seja, por mês gasto cerca de 17€ de luz e 7€ de gás, e recebo cerca de 0,50€.
Outros colegas mudaram para a edp comercial, plano casa total, que engloba luz e gás, com desconto de 5% no gás e 2% na eletricidade.

Andei a pesquisar:
  • DGEG (Direcção geral de energia e geologia)
  • Erse (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos)
    • simulação do meu consumo - a lista de resultados apresenta o consumo que introduzimos na simulação para cada agente 
    • Lista dos agentes do mercado livre
  • Deco proteste
  • fóruns - não encontrei informação útil para mim, porque a maioria dos comentários era para quem tem bi ou tri-horário e potência acima dos 10,45.
Depois de pesquisar e comparar os diferentes agentes, optei por mudar para a edp comercial, plano casa total. Fiz o pedido de mudança pela net ... estou a aguardar...

Sem comentários:

Enviar um comentário